Informes

Seja bem vindo!!!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Célula sintética é criada

“Viver, errar, triunfar, criar vida a partir da vida”. Esta frase de James Joyce está literalmente inserida no código genético de uma pequena célula chamada Mycoplasma mycoides JCVI-syn 1.0, o primeiro organismo que vive com um DNA completamente montado em laboratório. E não foi por acaso.


Abraços científicos,
Prof. Nicésio

Click no link abaixo e entenda a criação da célula sintética:



O feito aconteceu graças a um trabalho de 15 anos, 40 milhões de dólares e uma equipe de 20 pessoas, capitaneada por Craig Venter, o responsável pelo seqüenciamento do genoma humano, há dez anos. Embora seja tentador rotulá-lo como a criação de vida artificial, ainda não é o caso: o DNA, embora montado em laboratório, é o de uma espécie, Mycoplasma mycoides, e foi inserido em outra espécie, a Mycoplasma capricolum. É como se, em vez de pegar um livro de instruções já existente, a equipe de Venter redigitou todos seus capítulos, colocando umas alterações aqui e ali para diferenciá-lo do DNA natural da célula. Daí veio a novidade: depois de algum tempo, as células de M. capricolum começaram a ler as novas instruções, e iniciaram a produção das proteínas da M. mycoides, se comportando e aparentando ser a própria. Para todos os efeitos, ela tinha se transformado em uma Mycoplasma mycoides.


A vida que veio do computador: como os cientistas criaram a célula sintética. Veja o esquema abaixo:




Venter acredita que este avanço tenha aplicações práticas bem interessantes. “É um conjunto de ferramentas bastante poderoso: podemos produzir vacinas de forma bem mais rápida do que atualmente, e criar algas unicelulares que podem capturar dióxido de carbono e transformá-lo em combustível, como diesel e gasolina.”

As implicações éticas também estão em discussão. Embora Venter tenha submetido todo o trabalho a comissões de bioética, o estudo com certeza faz repensar na definição de vida.

Adaptado de: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia

2 comentários:

  1. estava esperando o professor blogar ... sobre este fato ....tão vamos dizer assim "preocupante e maravilhoso" ....

    ResponderExcluir
  2. Sim professora. Basta esperarmos para que o maravilhoso não se torne o preocupante. E que todo esse avanço científico possa realmente ser proveitoso para a sociedade.
    Abraço,
    Prof. Nicésio

    ResponderExcluir

OBA...PARTICIPOU? AGORA FIQUE NA TORCIDA!!!